ESSE BLOG NÃO PERTENCE SÓ AO POETA, ELE É DE TODOS NÓS

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A CUIA E O COLO DA AGIBONÃ

 
 A CUIA E O COLO DA AGIBONÃ
(homenagem a Yamoro Nice Oyá)
 A cuia com as ervas sagradas
Foram mãos de fé que massaroco
Banho abençoado da casa de Xangô
Escorre pelo corpo como carinho de Yabá
Meu ser deixa de ser
E passa a ser, nesse nascer.
Legado mágico de Ayrá
Navego do Espirito cartesiano
A soberania da alma encantada
Nesse Orum de estrelas marcadas
Foi uma filha de Oyá que me criou
Quando o guiso cantava
De pronto, mãezinha vem atender.
Humildade é a doutrina
Que aprofunda rumbê. 
E outros segredos que não posso falar
E o Ego enfermo e todo seu fardo
Tudo que fui, foi.
Aos vales das terras de Ifé
Soprou as folhas agraciando Orobô
Seu colo da norte ao barco
Que a sabedoria mora no simples
Foi exu que ensinou a Iyamorô
Faz-nos sentir Orum no leito da esteira
O jeito de amar o Orixá
Foi seu olhar quem disse
Minha Iya é bênção a esse Yao
Seja onde levar meu coração
Estará vivo o amor de Mãe Nice
Assim como na minha eternidade
Sou ciente que o presente do Orixá
Em escolhê-la como minha Agibonã.
SÉRGIO CUMINO – POETA DE AYRÁ

Um comentário:

  1. O que posso dizer além de fazer de suas palavras as minhas e dar meus sinceros parabéns a essa pessoa que apesar de conhecer pouco, já tenho um profundo respeito e admiração. Que os Orixás continuem presente em sua vida, sendo o timão de seu barco, para alçar mares nunca dantes navegados. Sua sensibilidade capta a essência de cada ser e assim os tornam especiais com tom diferente dado pelas suas palavras.

    ResponderExcluir