ESSE BLOG NÃO PERTENCE SÓ AO POETA, ELE É DE TODOS NÓS

terça-feira, 24 de maio de 2011

ABDIAS O SEMEAR DA RAÇA


ABDIAS O SEMEAR DA RAÇA
Homenagem ao Negro Abdias do Nascimento.
Morre um negro ativista

Cujo legado floresce

Fala frágil de voz vivida
Esta em mim, em ti, no olorum.

Ressoa nas rodas de esperanças
 Não como forma, instinto.

Multiplica-se! Não é mais um.
 Sabedoria além dos embriões racistas
 Virar santo não padece
É caminho nesse labirinto
O homem, líder e poeta,

Supera a palavra “jaz“
 
Agora é mito

De jovens de bem aventuranças
É curso para quem não tinha meta
Está na Inflexão dramática do ator
No sacolejo da bandeira do movimento
Com a graça, dos traços do pintor.
Descreveu com supremacia senil
Que viver é estar em posição de paz
E ser a vida com graça
Mostrou
Desafinação do mundo como Realejo
E tornou
Nossa referencia de todo parlamento
Mostrou o respeito para sua raça
E o preconceito como ensejo
Seu nome já é a pista
Recebe o Nobel de Oxalá
Conquista de todos os dias
Atravessou fronteiras com sua casta
Jamais morte, eterno Nascimento.
Depois de Abdias

Seja aqui, seja acolá.

Ser negro não é mais fato
É Compromisso!
SÉRGIO CUMINO - O POETA DE AYRÁ 
O defensor das causas negras Abdias do Nascimento morreu  (24/05/2011), aos 97 anos, dois anos se passaram e sua arvore cada dia se fortalece mais.


7 comentários:

  1. ESSE POEMA RETRATA QUE NEM SÓ AMOR ROMANCE INSPIRA O POETA, MAS TB O AMOR A PESSOAS ESPECIAS LHE TRAZEM INSPIRAÇÃO, PESSOAS A QUEM SE ADMIRA, A QUEM A IDEOLOGIA DEVE-SE LEVAR ADIANTE PARA QUE UMA LUTA NÃO SEJA DEIXADA DE LADO OU ADORMECIDA, ONDE UMA CONSIÊNCIA DEVE-SE TRAZER AS PESSOAS, QUEM É BRASILEIRO TEM SEMPRE SANGUE NEGRO CORRENDO EM SUAS VEIAS, QUER QUEIRA OU NÃO... PARABÉNS... NOSSA CASA ASTRAL ESTÁ EM FESTA...

    LILIAN

    ResponderExcluir
  2. De fato uma perca muito grande para o povo NEGRO. A importância deste mestre do saber marcou e marcará a vida de todos nós presentes e os que estão por vir.Manuel Raimundo Querino é mais um em meio tantos outros que lutaram pelo fim da ausência de reconhecimento desse povo que construiu e ergueu esta POBRE nação.A sua luta não se finda ai,pois que estamos aqui para dar continuidade a sua NOBRE iniciativa e luta permanente de todos os dias.Sergio, o seu poema é extraordináriamente verdadeiro e necessário.Eis que o vejo como um legado documental para a geração de leitores que se ergue. Obrigada pela contribuição.
    Um forte abraço NEGRO.
    ALINE MEGITÓ!

    ResponderExcluir
  3. Parabens; por tanta sensibilidade, e; privilegiado sr.Abdias do Nascimento por ser homenageado,por um poeta com tanto carinho e respeito,como não poderia deixar de ser,mais uma joia!!! bjussss cle...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo grande homenagem ao negro, que linda rasa, uma joia de poeta, abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Sérgio, por conseguir sintetizar de forma tão hábil e eficiente este "ícone referencial" do povo negro que fora o mestre Abdias Nascimento, que renasce a cada dia em nossos pensamentos nos dizendo que a luta continua... Portanto (in memoria)resnasce Nascimento!!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não o ter conhecido, suas palavras o tornam especial por sua narrativa, seu conteúdo e conhecimento que passa. Pessoas como Sr. Abdias são eternas, pois as sementes plantadas florescem a cada amanhecer e assim mais e mais "Abdias" virão a encorajar nas lutas diárias. Seu gesto é muito bonito e contribui para pessoas iguais a mim ficarem atentas nas suas ações e procurarem fazer a sua parte e deixar sua contribuição para alcançar uma vida pautada na igualdade entre as pessoas. Sem dúvida você é um ser cheio de luz como o Sr. Abdias e vem deixando a nós leitores sua contribuição na nossa formação e conscientização. Você ilumina meu caminho com seu saber.

    ResponderExcluir
  7. Enorme, maiúsculo Abdias...sua vida foi e sempre será reverenciada pela defesa e pela promoção da cultura negra, tão vilipendiada nesta falsa democracia racial, e pela inserção de fato dos negros nesta sociedade desnivelada e desigual, contribuindo assim para transformar nossa sociedade numa sociedade mais justa e igualitária. Imenso Abdias, será eterno em nossa história e em nossa luta, e como foi feliz vc, poeta de ayrá, relembrando o vulto deste enorme brasileiro e ser humano que é e sempre será Abdias do Nascimento.

    ResponderExcluir